Abrir um negócio é sempre um grande desafio. Muitos empreendedores se concentram apenas nas ideias e esquecem o principal, elaborar no papel o plano de gestão de negócio, se necessário, procurar assessoria de um experiente profissional contábil. Isso vai facilitar muito a tomada de decisão no dia a dia do novo empreendimento.
A ACONTAD, elaborou algumas dicas que poderão ajudar o novo empresário, ou aquele que encontra dificuldade em fazer sua pequena empresa ser lucrativa, a elaborar um PLANO DE GESTÃO, que, com certeza, irá ajudar a tomar as decisões do dia a dia.
Comece a elaborar o Plano de Gestão, com as primeiras ideias sobre o ramo que irá empreender, compartilhe seus sonhos, com outras pessoas, parentes amigos, com pessoas experientes no ramo, com outros empreendedores. Esqueça o medo de que alguém irá copiar o seu projeto, há espaço para todos, não veja o outro empresário como concorrente, mas sim, como parceiro para troca de ideias. Lembre-se que as críticas ou previsões de insucesso, são tão importantes quanto os elogios e palavras que anima e incentiva. Procura, tão somente, descobrir as razões pós e contras. Provavelmente, no futuro, vai perceber que foram, exatamente, as críticas que mais contribuíram para seu sucesso.
No seu Plano de Gestão não pode faltar os meios para descobrir quais são seus potenciais clientes, pois quanto melhor conhecê-los, maior será a probabilidade de sucesso. Procure entender o comportamento, os hábitos e as rotinas de quem você quer para clientes. Assim é possível personalizar produtos ou serviços, conquistar os usuários e obter sucesso.
Anote no seu Plano de Gestão referências, empresa bem-sucedida no seu ramo. Conheça seu “segredo” Se possível conversem entre si, troquem ideais. Se isso não for possível, aproxime desta empresa na condição de usuário de seus produtos, assim vai ter contatos com os clientes e descobrir o que os atrai.
Ao iniciar seu comercio faça opção pela formalidade, se for um comercio modesto, abra o Microempreendedor Individual - MEI assim consegue o CNPJ, sem qualquer obrigação financeira. E quando estiver conhecendo melhor o mercado e aumentando as vendas, transforma em Microempresa - ME e enquadra no SIMPLES NACIONAL. A ACONTAD poderá te ajudar sem custos.
Agende vários fornecedores de seus produtos no seu Plano de Gestão, a diversidade possibilita a escolha, na hora da compra, priorizando quem oferece melhores preços e qualidade. O segredo do sucesso está na compra, pois a venda terá que acompanhar as condições de mercado.
A desorganização financeira é terrível para o pequeno negócio. Para “sair do vermelho”, o primeiro passo é organizar seu fluxo de caixa. Com planilhas simples é possível controlar os valores que entram e saem do CAIXA, inclusive com previsões futuras. Neste SITE a ACONTAD dispõe de planilhas simples, mas suficiente para auxiliar no controle financeiro, chamado “CONTROLE DE CAIXA”.
Para o empresário não trabalhar no escura, sem saber se sua empresa é lucrativa ou não, existe no mercado ferramenta que, de forma precisa e rápida, esclarece a saúde financeira do empreendimento, chamada “VIABILIDADE ECONÔMICA”. Essa Planilha pode ser encontrada no link logo abaixo deste texto, sem qualquer custo. Dessa forma o empresário terá total controle da situação monetária e poderá planejar o crescimento saudável de sua empresa sem riscos. No seu Plano de Gestão não poderá faltar as ferramentas CONTROLE DE CAIXA e VIABILIDADE ECONÔMICA.
Outro ponto que desorganiza as finanças da empresa é quando o empresário usa o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais, ou vice-versa. Esse é um dos maiores erros, pois assim nunca é possível ajustar o fluxo de caixa. É importante que o empreendedor fixe uma retirada mensal chamado Pró-labore. Esta prática facilitará o controle financeiro da empresa.
Não deixe fora do plano de gestão, a formação do preço de venda, as vezes até vende bem, mas no final do mês, após pagar as despesas da empresa e fazer sua retirada, não sobra recursos para repor o estoque. Saiba que há técnicas corretas para definir margens de lucro e formação de preço de venda dos serviços ou produtos. Consultar seu contador.
Poucos pequenos empresários, preocupam com o controle de estoque, e é um dos pontos fundamentais para o sucesso do negócio. Para isso o controle do estoque deve ser diário, quer seja sistema digital ou físico. É importante saber exatamente a quantidade de cada item disponível, principalmente das mercadorias de maior giro, já que estas não podem faltar. Para isto, o controle de compra e venda é indispensável.
O que nunca deve faltar no seu plano de gestão, são as estratégias de divulgação e marketing, devem ser adotadas em qualquer negócio, seja criativo e adote medidas para levar o seu produto ou serviço ao cliente em potencial. As redes sociais, e-mail, e WhatsApp, são excelentes meios de marketing, para informar seus clientes, sobre novidades e promoções. É uma forma relativamente barata de informá-los. Faça pesquisa, encontre fórmulas diferenciadas e exclusivas. Coloque preços nos seus produtos, com faixas, placas, exponha, pelo menos, um produto em promoção. São estas, as ferramentas para levar sua empresa ao sucesso. A ACONTAD poderá auxiliar o novo empreendedor.
Deve ser meta no seu Plano de gestão e negócio, a qualidade do atendimento, isso é a melhor campanha de marketing. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Nunca esqueça que ser honesto, tratar bem os clientes, é uma obrigação de qualquer estabelecimento comercial. Vai além, converse com ele e demonstre que quer atendê-lo melhor, peça sugestão.
Clique aqui para o download da planilha fluxo de caixa
Clique aqui para o download da planilha de viabilidade econômica
(61) 99971-6656
contato@acontad.com.br
St. Central Edifício Paranoá Center sala 116
Taguatinga, Brasília - DF, 72010-110