PLANOS DE GESTÃO EVITA FECHAMENTO NO PRIMEIRO ANO. Abrir um negócio é sempre um grande desafio. Muitos empreendedores se concentram apenas nas idéias e esquecem o principal, elaborar um bom planejamento estratégico e financeiro. Com o objetivo de ajudar quem está começando, a ACONTAD - Assessoria Contábil e Advocacia elaborou alguns procedimentos SIMPLES, se tomados irão reduzir riscos e prejuízos.


I - Compartilhe suas ideias com outros

Compartilhe suas idéias, no estágio inicial do negócio, com outros empreendedores, com pessoas experiente no ramo, com amigos e parentes. Esqueça o medo de que alguém irá copiar o seu projeto, há espaço para todos, não veja o outro como concorrente, mas sim, como parceiro para troca de idéias.


II – Conheça bem seu cliente e parceiros (concorrentes)

Descubram quais são seus potenciais clientes, pois quanto mais conhecê-los, maior será a probabilidade de sucesso. Procure entender o comportamento, os hábitos e as rotinas de quem você quer para clientes. Assim é possível personalizar produtos ou serviços, conquistar os usuários e obter sucesso. A ACONTAD poderá te auxiliar.


III– Tenha sucesso utilizando boas referencias

Procure conhecer o “segredo” de uma empresa bem sucedida no seu ramo. Se possível conversem entre si, troquem idéias. Se conseguir vários empresários na mesma atividade, procure o SEBRAE e contrate um consultor para o grupo. Esta prática reduzirá custos e verá com o tempo que as empresas parceiras se destacam entre as demais. Mas, se não conseguir esta aproximação, use outra estratégia, procure aproximar como cliente.


IV - Agende vários fornecedores e pesquise preços e qualidades

Procure não ter um só fornecedor para seus produtos, a diversidade possibilita a escolha, na hora da compra, priorizando quem oferece melhores preços e qualidade. O segredo do sucesso está na compra, pois a venda terá que acompanhar as condições de mercado.


V – Comece seu negócio na formalidade

Os pequenos empreendedores são tentados a começar suas atividades de maneira informal para fugir dos impostos e reduzir despesas. Mas assim é impossível crescer, pois sem o CNPJ fica impedido de emitir nota fiscal, abrir conta bancária como pessoa jurídica, obter máquinas de cartão de crédito e solicitar empréstimos públicos. A saída é iniciar pelo Micro empreendedor Individual – MEI, assim consegue o CNPJ, sem qualquer obrigação financeira. E quando estiver conhecendo melhor o mercado, transforma em Microempresa e enquadra no SIMPLES NACIONAL. A ACONTAD poderá te ajudar sem custos.


VI - Controle Financeiro

A desorganização financeira é terrível para o pequeno negócio. Para “sair do vermelho”, o primeiro passo é organizar seu fluxo de caixa. Com planilhas simples é possível controlar os valores que entram e saem do CAIXA, inclusive com previsões futuras. A ACONTAD dispõe de planilhas simples, mas suficiente para auxiliar no controle financeiro, “CONTROLE DE CAIXA” e também para saber se o comercio é lucrativo ou não, “VIABILIDADE ECONÔMICA” . Planilhas disponíveis neste SITE, sem qualquer custo. Dessa forma o empresário terá total controle da situação monetária e poderá planejar o crescimento saudável de sua empresa sem riscos.


VII – Confusão patrimonial

É muito comum nos pequenos negócios, o empresário usar o dinheiro da empresa para pagar despesas pessoais, ou vice-versa. Esse é um dos maiores erros, pois assim nunca é possível ajustar o fluxo de caixa. É importante que o empreendedor fixe uma retirada mensal chamado Pró-labore. Esta prática facilitará o gerenciamento financeiro da empresa.


VIII - Formação de preços

Empreendedores iniciantes também costumam errar muito na hora de definir a margem de lucro e fixar preços de produtos. E ai vende muito, mas o caixa está sempre no vermelho, Isso acontece em razão de cálculos equivocados. Saiba que há técnicas corretas para definir margens de lucro e preço de produtos e serviços. Se você não as conhece, os técnicos da ACONTAD pode auxiliá-lo neste particular. Ressalvando que o caixa no vermelho pode ser também descontrole de despesas e aplicação em investimentos. Este problema poderá ser resolvido com as ferramentas, Fluxo de Caixa e Viabilidade Econômica.


IX - Controle de estoque

O gerenciamento de estoque também é um dos pontos fundamentais para o sucesso de um negócio, necessário controle diário, seja virtual ou físico. É importante saber exatamente a quantidade de cada item disponível, principalmente as mercadoria de maior giro, já que estas não podem faltar. Para isto, o controle de compra e venda é indispensável. Se mantiver dúvidas nos contate pelo Email: juscelino@acontad.com.br, sem qualquer custos.


X - O conhecimento do ramo pelo empreendedor não é tudo

Não há dúvida que a graduação específica ou experiência do gestor no ramo é importante, mas não é tudo. Não pode esquecer que a gestão é importante, e apresenta desafios específicos. A luta agora é para sua empresa sobreviver e crescer, Os erros acontecem, mas o importante é que as falhas sejam encaradas como um aprendizado. E não tenha medo de mudar completamente a estratégia, se necessário. A mudança no inicio causa menos prejuízos.


XI - Divulgação do produto ou serviços

Estratégias de comunicação devem ser adotadas em qualquer negócio, seja criativo e adote medidas para levar o seu produto ou serviço ao cliente em potencial. As redes sociais, como: e-mail, facebook e outros, são excelentes meios de marketing, para informar seus clientes, sobre novidades e promoções, é uma forma relativamente barata de informá-los. Faça pesquisa, encontre fórmulas diferenciadas e exclusivas. Coloque preços nos seus produtos, com faixas, placas, exponha, pelo menos, um produto em promoção. São estas as ferramentas para levar sua empresa ao sucesso. A ACONTAD poderá auxiliar o novo empreendedor.


XII – Zele pela qualidade e presteza no atendimento

Não só nas empresas de alimentação, a qualidade e o bom atendimento é a melhor campanha de marketing, mas em qualquer atividade. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes é uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso. A captação de novos clientes tem tudo a ver com o bom atendimento que sua empresa presta hoje. Converse com ele e demonstre que quer atende-lo melhor, peça sugestão. Ter clientes satisfeitos é uma das melhores propagandas que sua empresa pode ter. Há mais de 30 (Trinta) anos que a ACONTAD se alegra em passar estas dicas aos nossos clientes.